top of page
Buscar

Creme dental com Carvão: Você precisa ler isso antes de usar.

Foto do escritor: Renato CarvalhoRenato Carvalho

Navegando na internet, seja em vídeos de YouTube, no famosinho da vez, o Instagram, ou na própria TV, não é difícil perceber propagandas onde pessoas ( famosas, pseudofamosas ou anônimas ) escovam os dentes com uma pasta escura, à base de carvão ativado, e ao contrario de escurecer, deixam eles claros da cor dos dentes de um certo jogador de futebol (cujo nome não me recordo ).


E tudo isso por um valor muito menor que um clareamento acompanhando por um Dentista. Que proposta sensacional é essa, né ?!?! ( também há quem acredite que depois do arco-íris vive um pote de ouro dando mole !! :P )


Antes de mais nada, vale deixar claro para vocês, que o carvão ativado presente nos cremes dentais não é o mesmo que se usa nos churrascos. Dito isso, vamos aos fatos:


1. Adicionar carvão ativado nos cremes dentais não tem nenhum embasamento científico - Não há ainda nenhum estudo científico, testes laboratoriais e em humanos de forma consistente, que esse produto, quando usado diariamente, torne o dente mais claro sem nenhum tipo de destruição do seu dente efeito colateral indesejável.


2. O carvão clareia seus dentes, mas não como você imagina - Em alguns casos, existe sim a melhoria na cor perceptível dos dentes, mas nesse caso, a "nova cor" surge devido ao alto poder abrasivo e corrosivo do carvão ativado, deixando toda a camada mais superficial dos dentes - o esmalte - toda desgastada, o que pode levar de uma sensibilidade irreversível à dor espontânea. Logo, a forma mais segura de realmente clarear os dentes é em um consultório odontológico, pois a quebra do pigmento se dá por oxidação.


3. Em algumas regiões do mundo, já é usado há muito tempo - em alguns países do Sudeste Asiático existem escovas dentais que incorporam o carvão ativado em suas cerdas da escova de dente, através de um processo industrial, com objetivo de reduzir a contaminação dessas cerdas, fato este que, igualmente, ainda não possui comprovação científica. Na Malásia, no qual alguns desavisados indivíduos empregavam o carvão ativado como forma de higienização dentária, observou-se que todos os pacientes apresentavam graus distintos de desgaste na face externa dos dentes.


4. Caso você tenha restaurações estéticas na boca - por ser um pó de coloração negra, em superfícies artificiais, como restaurações em resina, alguns tipos de coroa e etc, essas podem sofrer pigmentação ao entrar em contato com o carvão ativado, e torna-se mais escuras. ( bem o oposto do seu objetivo inicial, não é mesmo ??? )


5. O carvão é um produto natural -




Natural, orgânico, da terra, de origem divina ... categorize como quiser, o carvão até pode ser tudo isso, mas o processo no qual ele é incorporado no creme dental não tem nada de natural. Além do que, clarear dente não é a

função do produto. Pimenta malagueta também é natural e orgânica, você a usaria como colírio ??



Diante do que comentei, enfatizo o cuidado em relação às fórmulas milagrosas publicadas nos meios de consumo de mídia. O carvão ativado ao ser aplicado sobre os dentes pode te levar a efeitos indesejados, consequências que quando reversíveis, vai te custar mais dinheiro tempo quando se comparado ao Clareamento dental orientado por um profissional capacitado e registrado pelo Conselho Federal de Odontologia.


 

Ainda bem que você nunca acreditou mesmo naquele pote de ouro no arco-íris. Né ?!?!

 
 
 

Comments


bottom of page